sábado, 2 de abril de 2011

XX SLAFES

Na semana passada participei da XX SLAFES (Simpósio Latino-Americano de Física do Estado Sólido) em Maragogi, Alagoas.

O programa foi muito bom, com excelentes palestras convidadas. Alguns destaques:

- Laurens Molenkamp deu um bom seminário sobre o tópico "quente" do momento em Física da Matéria Condensada: os isolantes topológicos (vide, por exemplo, matéria da Physics Today).

- Jorge Hirsch, o mesmo do índice h, deu um provocante seminário propondo uma alternativa (Hole Superconductivity) à bem estabelecida teoria BCS de supercondutividade para explicar o efeito Meissner.

Polêmico, sem dúvida. Ele, inclusive, já até postou um artigo no arXiv comparando BCS ao esquema de pirâmide de Bernie Madoff.

- Constantino Tsallis do CBPF deu um interessante seminário sobre entropia não-extensiva. Ele menciona, inclusive, alguns resultados experimentais em diferentes sistemas nos quais os dados são melhor ajustados utilizando distribuições derivadas segundo essa teoria.

Interessante sem dúvida, embora me pareça que ainda existam pontos em aberto (por exemplo, a generalização não-extensiva da Equação de Schrodinger...).

- Vários seminários envolvendo efeito Kondo em nanoestruturas (minha área de pesquisa) como os de Carlos Balseiro (Bariloche), Luiz Nunes de Oliveira (USP São Carlos), Enrique Anda (PUC-RJ) e Edson Vernek (UFU).

Inclusive, tive uma interessante discussão com Enrique e Carlos sobre a interpretação de um resultado em um paper recente do qual sou co-autor, o que me deu algumas idéias novas.

- Eu ministrei um seminário sobre a dinâmica de excitações de carga em isolantes de Mott utilizando DMRG dependente do tempo (vide, por exemplo, artigos aqui e aqui).

No mais, o local da conferência não poderia ter sido mais agradável (embora o preço tenha sido um pouco acima da média para eventos desse tipo...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário