quarta-feira, 20 de abril de 2011

Paradoxo Português

Véspera de feriado e, para fazer juz ao título desse blog, aqui vai um post sobre futebol.

Enganam-se os que acham que eu vou falar das semifinais do Campeonato Paulista ou dos confrontos Barça x Real Madrid (aliás, o José Mourinho mostrou hoje que sua fração competência/arrogância fica em torno de 1...). Não, caro leitor(a), isso você encontra em qualquer dos sites da imprensa futebolística brasileira.

Escolhi um tópico de que muito pouco se falou no Brasil mas que me intrigou: um aparente paradoxo na terra de Camões. No futebol português, dois grandes acontecimentos ocorreram dentro de um intervalo de poucos dias:

1) O Porto F. C. sagrou-se campeão português com cinco (sim, cinco) rodadas de antecedência. Ou seja, grande hegemonia do Porto, liderado por sua dupla de ataque sul-americana: o brasileiro Hulk e o colombiano Falcão (o nome é uma homenagem ao nosso Falcão). E isso ocorreu com uma vitória na casa do arquirival Benfica, com direito a uma retaliação que poderia ter sido importada daqui: alguém apagou as luzes do estádio do Benfica, o Estádio da Luz (não, não é piada), para atrapalhar as comemorações.

2) Enquanto isso, em um universo paralelo, três times portugueses (o próprio Porto, o rival Benfica e o Braga) se classificaram para as semi-finais da Liga Europa, o "segundo campeonato" de clubes europeus (atrás, é claro, da Liga dos Campeões da UEFA). O Porto teve uma atuação brilhante nas quartas-de-final, goleando o Spartak Moscou duas vezes, por 5x1 em casa e por 5x2 fora (!).

Isso é um feito raro: seria o equivalente de termos três times brasileiros nas semi-finais da Copa Sul-Americana. Algo parecido ocorreu na Liga dos Campeões em 2008-2009 quando três times ingleses (Manchester United, Arsenal e Chelsea) chegaram às semi-finais, junto com o Barcelona. De nada adiantou, por que Messi, claro, brilhou (com direito a gol de cabeça do baixinho na final!) e o Barcelona levou o título. Mas isso mostrou como o Campeonato Inglês estava em um nível acima dos outros campeonatos no geral.

Bom, esse é o paradoxo português: do ítem 2) acima você pode pensar que esses três times portugueses estão jogando acima da média, o que tornaria o campeonato local bastante disputado e competitivo. Mas o ítem 1) joga essa ilusão por terra: na verdade, é essencialmente o campeonato de um time só, com uma hegemonia gritante do Porto.

Uma olhada na chave eliminatória da Liga Europa desse ano dá uma pista pro mistério: o Porto, que nem entrou na Champions League esse ano, está claramente "jogando numa divisão abaixo" do seu potencial na Liga Europa. Encontrou alguma dificuldade contra o Sevilla mas eliminou CSKA e Spartak com relativa facilidade. Note-se que Sevilha e Spartak Moscou chegaram a jogar a Champions League, foram eliminados e "transferidos" para a Liga Europa.

Tudo indica que o Porto, passando pelo Villareal, fará uma final portuguesa com Braga ou Benfica. Esses vão ter que marchar contra os canhões de Hulk e cia. para acabar com a hegemonia do Porto. Veremos!

Update (28/04): Com 4 gols de Falcão, o Porto venceu o primeiro jogo contra o Villareal por 5 x 1 em casa (incrível média de cinco gols por jogo nos últimos 3 jogos da Liga Europa) e praticamente assegurou a classificação para a final. Já o Benfica venceu o Braga em casa por 2 x 1, resultado não muito bom (o Braga se classifica se vencer o jogo da volta por um simples 1 x 0).

Update (04/05): De fato, teremos uma final Portuguesa na Liga Europa 2010-11. Mesmo com a derrota para o Villareal por 3 x 2 no jogo da volta, o Porto se classificou para a final sem surpresas. O Braga conseguiu uma classificação histórica ao ganhar por 1 x 0 do Benfica (como eu tinha alertado em 28/04...). Enfim, ainda acho que dá Porto...

Update (18/05): E deu Porto! Com gol de Falcão, o Porto venceu o Braga na final da Liga Europa em Dublin. Interessante foi o número de brasileiros que entraram em campo: onze, sendo oito pelo Braga (o goleiro Artur, o zagueiro Paulão, o volante Vandinho, os meias Alan, Paulo César e Kaká e os atacantes Lima e Márcio Mossoró) e três pelo Porto (o goleiro Hélton, o volante Fernando e o atacante Hulk).

Update (22/05): Deu tempo ainda de o Porto conquistar a Taça de Portugal, o quarto título na temporada. Parece que o técnico André Villas-Boas (é impressão minha ou ele é irmão do Rodrigo Santoro?) está a ponto de se tornar o novo Mourinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário