domingo, 5 de setembro de 2010

Primeiro Post

Muito bem, vamos ao primeiro blog post (e obrigado pela audiência!).

Meu nome é Luis Gregório Dias, tenho doutorado em Física pela Unicamp e atualmente sou professor no Instituto de Física da USP (mais detalhes na minha página profissional.).

A idéia de escrever um blog sobre Física, questões acadêmicas e assuntos diversos surgiu durante meus pós-doutoramentos nos EUA (2004-2010) e tem amadurecido já há algum tempo, Posso dizer que a inspiração vem de vários blogs escritos por físicos que leio com freqüência, principalmente o "Nanoscale Views", muito bem escrito por Doug Natelson (professor da Rice University) e o eclético "Exponential Book" de Massimo Boninsegni, professor da University of Alberta e fanático torcedor da Sampdoria. Além desses, sigo vários blogs anônimos, como o "Incoherent Scattered Ponderings" e o já inativo "I postdoc therefore I am" escrito por Schullup (a quem acabei conhecendo na vida real e é uma ótima pessoa!).

Com isso, nasceu a idéia de fazer um blog de Física em Português, nesses moldes, mas mais voltado ao público brasileiro e latino-americano. Tenho em mente algo mais ou menos assim: vários posts serão sobre vida acadêmica em geral, de interesse a alunos, professores, etc. Alguns posts serão mais técnicos, destinados a físicos ou alunos de Física (por exemplo, tópicos de pesquisa em Física). Muitos outros serão sobre temas cotidianos (futebol entrará na pauta de vários!), acessíveis mesmo para quem o contato com a Física tenha se restringido àquelas aulas no ensino médio ou no cursinho.

Obrigado pela leitura e espero que vocês aproveitem.

2 comentários:

  1. Terceira lei de Newton
    Ação e reação
    Toda ação vai gerar uma reação. Quando fazemos uma força ‘’a’’, sobre ‘’b’’, ‘’b’’ automaticamente vai ter uma reação.
    Ex.: quando estamos em pé sobre o chão, estamos enviando uma força ‘a’ sobre o solo, e o solo exerce uma força ‘b’ sobre a pessoa.
    2° Ex.: quando empurramos uma coisa pesada, estamos exercendo uma força (ação) sobre essa coisa e essa coisa está gerando uma reação, te empurrando para atrás.

    ResponderExcluir
  2. (Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento.)quando isaac newton dice isso era por que (acredito eu)que ele percebera q nao era dotado de nenhum talento mas que era seu esforço que fez com que fosse bem sucedido com suas ``pesquisas´´ e que nenhuma pesso nescessitaria de algum talento para ser alguem .porem acredito q esse pensamento valoriza o esforço e a pasciencia e indica q sem trabalho ninguem consegue!! abç victor carlos

    ResponderExcluir