domingo, 5 de setembro de 2010

Alguns links interessantes

"What to do with a degree in physics"
http://www.guardian.co.uk/money/2010/aug/07/what-do-with-degree-physics

("O que fazer com um diploma em Física?")
Essa pergunta está na cabeça de muitos ingressantes em cursos de Física mundo afora. Essa matéria do "The Guardian", embora mirada no público inglês, descreve algumas possibilidades de carreira que graduados em Física podem seguir, sobretudo no setor privado. Muitos não se dão conta que físicos possuem habilidades valiosíssimas no mercado de trabalho como a capacidade de resolver problemas novos e a de pensar criativamente, além de uma familiaridade grande com matemática, estatística e, claro, computação.

É importante difundir a concepção de que físicos não são apenas preparados para carreiras acadêmicas mas que possuem um diferencial para atuar em diferentes áreas, desde setores da indústria de alta tecnologia e até mesmo o mercado financeiro.


"Betting on science - Odd and ends"
http://www.economist.com/node/16690715

(algo como "Apostando em quinquilharias científicas")
Casas de apostas são bastante comuns na Inglaterra. Nelas, você pode apostar em tudo: desde o resultado do próximo jogo do Manchester United até... quando (e se!) o Higgs será encontrado! Ou onde o próximo terremoto irá ocorrer.

"Physicists get political over Higgs"
http://www.nature.com/news/2010/100804/full/news.2010.390.html

(algo como "A política em torno do Higgs")
Se o Higgs for descoberto pelo LHC, é quase certo que um premio Nobel será entregue... mas a quem? Aparentemente, existe uma discussão sobre quem deve ter o crédito principal sobre a primasia da teoria do "mecanismo de Higgs".

Pelo menos seis cientistas poderiam reinvindicar um direito legítimo de "paternidade" sobre a teoria mas, como o número máximo de recipientes do prêmio Nobel é três, alguém vai ficar de fora. E isso é uma receita certa para uma briga política sobre "quem fez o quê e quando" em relação ao Higgs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário