Isso, na verdade, todo mundo sabe, está na boca do povo. O que não está na boca do povo são os números. E essa pesquisa da Pluri (disponível na íntegra aqui) é rica em números: estimativa de números de torcedores, renda, potencial de compra. E esses números, baseados em pesquisa própria e em dados do IBGE (PNAD, imagino) trazem algumas curiosidades:
- A torcida do Corinthians em São Paulo (em torno de 14,1 milhões de pessoas) é quase o dobro do tamanho da torcida do Fla no Rio (7,5 milhões).
- Por outro lado, o número de flamenguistas fora do Rio (21,7 milhões) é quase o dobro do número de corinthianos fora de SP (11 milhões).
- Mais: em SP, o número de Corinthianos é aproximadamente igual à soma das torcidas de São Paulo (8,4 milhões) e Palmeiras (5,5 milhões).
(Fonte: Pluri Consultoria)
E o que isso importa? Ora, o que importa é o que está em jogo no futebol moderno: dinheiro. Maior torcida se traduz em maior potencial de consumo. Logo, maior interesse de anunciantes, maiores cotas de TV, etc.E para os que acham que "corinthiano é pobre", a pesquisa traz uns dados interessantes:
- A renda média por torcedor do Corinthians (R$ 761) é maior que as rendas médias por torcedor de São Paulo (R$ 743), Palmeiras (R$ 722) e Flamengo (R$ 648).
- As maiores rendas médias são dos torcedores de Florianópolis: Avai (R$895) e Figueirense (R$ 891).
(Fonte: Pluri Consultoria)
E quanto o torcedor está disposto a gastar com o time? - A Pluri define um "potencial de consumo", que depende i) da renda mensal, ii) do quanto da renda o torcedor está disposto a gastar com futebol e iii) da "oportunidade de consumo", ou seja, se o torcedor mora no mesmo estado do time, ele terá mais oportunidades para gastar esse dinheiro.
- Definido esse índice, eles mostram que o "potencial de consumo" total da torcida do Corinthians é mais de 50% maior que o de São Paulo ou Flamengo e mais que o dobro do que o do Palmeiras.
- Mesmo normalizado pelo número de torcedores, o "potencial de consumo" de cada torcedor corinthiano (R$ 17.94) é maior que o do torcedor são-paulino (R$ 17.88), embora aí a diferença seja pouca.
(Fonte: Pluri Consultoria)
Acho que agora fica claro por que você tende a ver na TV jogos do Corinthians mais do que de qualquer outro time.
Aê, Timão. :)
ResponderExcluirGostei do blogue. Tenho um com uma temática algo similar: http://eigualemecequadrado.blogspot.com.br/
Acho que a BDO RCS fez uma análise parecida do poder de compra das torcidas. Mas como uma componente do valor de mercado das marcas clubísticas.
[]s,
Roberto Takata
Obrigado pelo comentário, Roberto.
ExcluirGostei do seu blog tb. Adicionei-o na lista de "Blogs recomendados"
[]s
Estranho essa lista não ter times como paysandu, Goiás, náutico e outros times com grandes torcidas... Mas mesmo assim é uma otima pesquisa!
ResponderExcluirEu coloquei apenas os 20 maiores times na primeira tabela. Goiás e Nautico aparecem na pesquisa nas posições 21 e 22 respectivamente, com cerca de 800 mil torcedores cada (vide o relatório completo (pdf) ).
ExcluirMas é estranho que Remo e Paysandú não apareçam na lista. Talvez a amostragem tenha privilegiado sul, sudeste e nordeste, os maiores PIBs.
A renda média do Corinthians é mais alta que São Paulo e Palmeiras pois grande parte da sua torcida está localizada na cidade de São Paulo, no Estado mais rico do país... Certamente se fossem comparar a renda média dos torcedores do Corinthians com a renda média dos torcedores do São Paulo ou do Palmeiras REFERENTE ao Estado de São Paulo, seria bem abaixo.
ResponderExcluirA renda média do Corinthians é mais alta que São Paulo e Palmeiras pois grande parte da sua torcida está localizada na cidade de São Paulo, no Estado mais rico do país...
ExcluirOlhe a tabela 1 e você verá que a proporção da torcida do Corinthians no estado de SP (56%) não é muito maior que a do São Paulo (52%) e apenas um pouco maior que a do Palmeiras (45%). Assim, as torcidas de São Paulo e Palmeiras também estão, em grande parte, localizadas no estado mais rico do país de modo que a comparação é válida.
Na verdade, um dos resultados da pesquisa da Pluri foi mostrar (com números) que a idéia de que a renda média de torcedores do Corinthians está "bem abaixo" da de torcedores de outros times é apenas um mito.