domingo, 12 de fevereiro de 2012

Diário de viagem: Recent Progress in Many-body Theories

Depois de uma longa pausa, volto a blogar. Aproveito para inaugurar a seção "Diário de viagem", onde relato viagens a conferências/visitas a outros grupos, etc.

Em dezembro, participei de uma conferência ("Recent Progresses in Many-Body theories") sobre teorias de sistemas de muitos corpos na simpática Bariloche. Bariloche foi uma escolha natural para essa conferência uma vez que abriga o Centro Atômico de Bariloche (CAB), um centro de excelência em pesquisa em Física e referência na América Latina.

A conferência foi (muito bem) organizada por membros do Grupo de Teoria de Estado Sólido do CAB (Karen Hallberg, Pablo Cornaglia, Gonzalo Usaj e Daniel Garcia). Já conhecia Pablo e Gonzalo mas Karen conhecia apenas de nome (ela é autora de um famoso review em DMRG, uma das técnicas numéricas que uso em minha pesquisa).

A Conferência foi ótima, com excelentes palestras e um time de primeira linha de palestrantes. Vários "hot shots" de teoria em sistemas correlacionados (Antoine Georges, Gabi Kotliar, Mathias Vojta, Yigal Meir [o do famoso paper em transporte eletrônico, já com mais de 1000 citações]), bem como nomes de DMRG (Uli Schollwök, Adrian Feiguin, Peter Schmitteckert) e NRG (Thomas Pruschke). De brasileiros, encontrei o prof. Sílvio Vitiello, da Unicamp e alguns alunos. Na verdade, pensei que haveria mais, por ser na Argentina mas imagino que o fato de a conferência ter acontecido no final do nosso semestre letivo atrapalhou um pouco.

Após a conferência, houve uma escola no final de semana. Escolas são ótimas, principalmente para alunos, porque permitem palestras mais básicas e acessíveis, o que, em geral, nos dá um panorama geral do assunto. Aprendo coisas novas mesmo nas palestras de tópicos que trabalho (DMRG dependente do tempo e NRG). Alás, Thomas Pruscke ministrou a palestra de NRG usando apenas giz e quadro negro, algo que, nessa era de PowerPoint, traz um simbolismo importante e não é para qualquer um.

Uma palestra que me chamou atenção foi do grupo de Antoine Georges na França. Eles fazem uma combinação de métodos de primeiros princípios (DFT) com métodos de campo médio dinâmico, típico de sistemas fortemente correlacionados. Sistemas de elétrons fortemente correlacionados são, historicamente, um desafio para DFT: funcionais como LDA ou GGA tem sérios problemas nesses sistemas. A idéia deles é tentar contornar essas limitações de DFT combinando os dois métodos.

***
O lugar: Bariloche é um lugar fantástico e que vale a pena ser visitado. O problema, por enquanto, é chegar na cidade. As cinzas vindas das erupções de baixo nível do vulcão Puyehue no Chile tem atrapalhado bastante a vida de quem mora lá. Inclusive, por conta dos sucessivos fechamentos do espaço aéreo causados pelas cinzas, eles decidiram fechar o aeroporto para reforma. Enquanto isso, para chegar a Bariloche, é preciso voar para lugares próximos como Esquel ou Neuquen e a companhia aérea providencia um ônibus para Bariloche. Na verdade, é uma bonita viagem de 4 a 5 horas pela patagônia argentina, com belas paisagens.

Mas chegando a Bariloche, tudo vale a pena... bom, para você ter uma idéia, essa era a vista da janela do hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário