A semana que passou foi agitada em termos de seminários/homenagens no Instituto de Física da USP.
***
Na segunda-feira, houve o I Encontro Mário Schenberg, em homenagem aos 70 anos do prof. Nei Fernandes de Oliveira Jr. Foi um dia de seminários de ex-alunos e colaboradores que comentaram sobre vários momentos na carreira do prof. Nei, uma figura muito querida e respeitada aqui no instituto.
Interessantes foram os relatos de como era fazer Física no Brasil no início dos anos 60. Comparado à estrutura que temos hoje, pesquisa em Física naquela época era para para quem "não tem medo" (como disse o próprio prof. Nei). Um tempo em que gente do calibre de Mário Schenberg, Oscar Sala, José Leite Lopes, César Lattes, etc. colocaram programas de pós-graduação em pé partindo praticamente do nada.
***
Ainda na segunda-feira, um seminário interessante: a Física do velejar. O prof. Philippe Gouffon, ele próprio um velejador experiente, fez um relato interessante sobre a Física do que ocorre acima e abaixo da água fazendo com um veleiro possa ir tanto em um ângulo "contra" o vento ("orça") ou até mesmo se deslocar 3 a 4 vezes mais rápido (!) do que ele. E para quem acha que velejar é sinônimo de andar devagar, que tal um veleiro andando a mais de 90 km/h?
***
Na terça, tivemos uma visita ilustre: o prof. William (Bill) Phillips, um dos ganhadores do prêmio Nobel de Física de 1997, ministrou um colóquio sobre condensados de Bose-Einstein para um auditório lotado. Até a imprensa "normal" deu destaque à visita do prof. Phillips ao Brasil (a reportagem relata um outro seminário, esse de demonstrações).
***
Na quarta, o prof. Raimundo Rocha dos Santos (UFRJ) deu um seminário bastante didático sobre os supercondutores de alta temperatura crítica (tema de um post anterior desse blog). O seminário faz parte da série "Convite à Física" que tem por objetivo colocar temas atuais de Física em uma linguagem coloquial e acessível ao público em geral.
***
Na quinta... bom, na quinta meu dia foi tomado pela última prova do curso de Física II na Poli. Dia agitado também, mas um agito de outra natureza.
Strings 2025
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário