"The Nobel Prize in Physics 2012 - Advanced Information". Nobelprize.org |
Os experimentos conduzidos por Haroche e Wineland conseguem contornar essas limitações através da manipulação cuidadosa da interação entre átomos e fótons em cavidades de alta qualidade especialmente preparadas para isso. O resultado é que eles criam "estados tipo gato de Schrödinger" nessas cavidades e os manipulam opticamente (por exemplo, usando diferentes feixes de laser e controlando parâmetros como frequência e intensidade dos feixes).
Aplicações são várias: desde propostas para utilização desses estados em computação quântica até a medição ultra-precisa de intervalos de tempo, através de "relógios ópticos". Isso tem grandes impactos em metrologia. Não é à toa que Wineland é pesquisador do NIST, o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, o equivalente, dadas as devidas proporções, ao nosso Inmetro.
Há vários grupos no Brasil trabalhando nessa área, inclusive colegas no LMCAL do Instituto de Física da USP. Por sinal, o prof. Haroche foi orientador de doutorado do prof. Paulo Nussenzveig do IF-USP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário